sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Destruição do planeta terra....

Sabias que?....

Antes de mais, gostava que lessem e vissem todo o conteúdo deste artigo, acho-o muito interessante. Aprendi coisas novas hoje e gostava de partilha-las convosco.

Introdução:

"O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometas)."

Fonte: wikipédia

Até aqui já todos sabemos, agora dizem voces: "O que é que este artigo tem de especial?"

Pois é meus amigos, desde que Plutão deixou de ser um planeta e passou a ser um planetóide por, não ter dimensão nem estrutura atómica, basicamente é um corpo que ali anda. Foram detectados através de radiotelescópios e do hubble, novos planetas na via láctea. São eles Ceres, que fica entre Marte e Júpiter, Haumea, Makemake e Éris que se situam logo a seguir ao planetóide Plutão.

 Também se descobriu que nem só a Terra e Saturno tem luas, tendo a Terra apenas uma e Saturno nove (Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Titã, Hipérion, Jápeto e Febe). Marte tem duas (Fobos e Deimos), Júpiter tem quatro (Io, Europa, Ganímedes e Calisto), Úrano tem cinco (Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon), Neptuno tem três (Proteu, Tritão e Nereida) e até o planetóide Plutão tem uma lua (Caronte). Mas ainda não fica por aqui, os novos planetas que foram detectados dois deles também tem uma lua, cada um, são eles o Haumea e Éris.

Na imagem  abaixo existe:

O Sol · Mercúrio · Vénus · Terra · Marte · Ceres · Júpiter · Saturno · Urano · Neptuno · Plutão (que não se vê) · Haumea · Makemake · Éris

Lua · Io Europa Ganímedes Calisto · Mimas Encélado Tétis Dione Reia Titã Jápeto

Miranda Ariel Umbriel Titânia Oberon · Proteu Tritão · Caronte

Os meteoróides · os asteróides · os centauros · os transneptunianos · os cometas




Conclusão: Não sei se já tinham conhecimento disto ou não, eu sabia apenas que Plutão tinha deixado de ser planeta, mas ao pesquisar mais sobre isso descobri estas coisas muito interessantes. E quis partilhar convosco. O facto é que a Astronomia tem vindo a evoluir muito bem e como este ano é o ano da Astronomia, (dos 400 anos de galileu e das observações) até calhou bem eu ter feito um artigo sobre isto. Só me resta esperar que tenham gostado do meu artigo e que tenham aprendido, ou não, algo novo.