sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Primeiros excertos do meu livro...

Decidi que irei publicar vários excertos do meu livro para levantar a curiosidade de o lerem. 

Então hoje, presenteio-vos, com o primeiro excerto, aliás por ser a primeira vez, irei presentear-vos com dois excertos do primeiro capitulo do meu livro.   

Estão preparados??

Aqui vão..

 


 "Tinha cerca de seis meses e, nos anos 80, as cadeiras de bebé ainda não tinham sistema de retenção de segurança. Eu estava numa cadeira de bebé em cima da bancada da cozinha. O meu pai estava sempre atento, a observar cada movimento meu, mas, por um momento, distraiu-se com algo.

Nesse instante, mexi-me um pouco mais do que devia e caí ao chão, de uma altura de cerca de metro e meio. Para uma criança de seis meses, aquilo podia ter sido fatal.

O pânico tomou conta dos meus pais. Corriam comigo nos braços até ao hospital de Ílhavo, cada segundo parecia uma eternidade. Quando chegámos, de repente, voltei a mim. Mas o impacto deixou marcas — algumas talvez visíveis, outras invisíveis, gravadas no meu corpo e na minha história."

 ..........................................................................................................................................................

 


"Entrei na escola primária, para o primeiro ano, ainda tinha cinco anos. Recordo que nessa altura já sabia escrever o meu primeiro nome e contar até dez, algo que nos anos 80 era fantástico uma criança que nunca tinha ido à escola primária saber.

Esse ano foi muito traumatizante para mim. Durante todo o ano, fui tratada de maneira diferente dos meus colegas. A professora fazia de propósito para não me deixar ir ao WC, forçando-me a urinar-me na sala, tornando-me alvo de gozo por parte dos meus colegas. Até que no final do ano, uma colega se virou para a minha mãe e perguntou:

-  "Sabe porque é que a Ana reprovou?".

A minha mãe respondeu que não. A minha colega continuou:

- "Porque é deficiente mental!".

Isto caiu como um balde de água fria pela cabeça abaixo da minha mãe."

 

Abriu a curiosidade??

Terão que esperar, porque ainda estou a escrever o segundo capitulo. 

Não percam os próximos excertos....  

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário